terça-feira, 23 de setembro de 2025

Quase nada sobre minha mãe

 "Quase nada sobre minha mãe"

Nunca escrevi para minha mãe, pois ela morreu antes que eu soubesse me expressar por escrito. Quando aprendi era obrigada a fazer as cartinhas de escola em homenagem ao dias das mães,  (uma tortura de que nem gosto de me lembrar...) me sentia anormal, parecia que era a única pessoa do mundo que não tinha mãe e, de fato, desde os seis até a juventude no meu estreito mundo não conheci outra pessoa que não tivesse mãe. Tentava esconder ao máximo para evitar a cara de pena das pessoas, morria de vergonha. Dentre outros motivos (inconscientes), penso que seja este o principal para não escrever para minha mãe.

Mas hoje estou aqui me permitindo, entre muitas lágrimas, escrever algumas palavras e memórias. Lembro-me bem ainda de como era bom estar no seu colo ainda que por poucos  instantes. Lembro dos domingos, em que muito cedo a "ajudava" a moldar o melhor nhoque de batatas que já comi. 

Lembro-me de uma história tétrica que contava sobre uma filha que respondia à mãe e de cujo final penso melhor poupar quem por ventura possa parar para ler este post rsrs.

Lembro-me das suas unhas esmaltadas de vermelho que nunca quis imitar, embora digam que minhas mãos são parecidas com as suas.

Tenho vagas lembranças de seu olhar triste e insatisfeito, talvez fruto de uma vida dura e injusta com as mulheres, principalmente as do seu tempo. Talentos e esperanças voltados para a família, a casa e todo o resto que não incluía a si mesma.

Hoje vejo-a mais em suas netas do que em mim e na minha irmã, ela continua também em poucos retratos que em nada a revelam e numa ou noutra história que os mais velhos contavam. Sempre a descreveram como a pessoa mais generosa, séria e responsável do mundo... Não minto que muitas vezes, talvez a maior parte da vida, tentei apagá-la de vez da minha memória, penso que para aliviar a dor da falta que me fez desde antes mesmo de morrer.

Tento ser e estar para minha filha o mais presente possível. Penso que a vida sem mãe não seja tão fácil e que talvez nunca se esteja preparada para isso. Parece que nada substitui essa falta mesmo e sem querer aqui ser ainda mais piegas encerro com o tradicional feliz dia das mães, mãe. 🌹

Nenhum comentário:

Postar um comentário